Sirius Travel Lufthansa City Center
Contacte-nos 707 200 869
 

Bagagem de mão


Ao viajar na First ou na Business Class poderá transportar consigo até dois volumes de bagagem de mão na cabine. Os passageiros que viajarem em Economy Class apenas podem transportar um volume de bagagem de mão. Por favor, tenha em atenção que podem haver variações a esta regra, específicas de cada companhia aérea e país. Informe-se na Sirius Travel.


Cada volume de bagagem de mão não deverá exceder os 55 x 40 x 23 cm, assim como os 8 kg de peso. Uma excepção a esta norma são os porta-fatos, que se possam dobrar e que contam como bagagem de mão. A sua dimensão não deverá exceder os 57 x 54 x 15 cm.


Volumes de bagagem de mão, que excedam estas regras serão transportados no porão, dentro do limite autorizado de bagagem transportada gratuitamente, uma vez que o espaço a bordo é limitado, para segurança e conforto dos passageiros.


Por favor, retire da bagagem de mão, caso esta seja levada para o porão: medicamentos e objetos de valor, como o seu computador portátil, o telemóvel, o PDA, documentos, documentos de identificação, jóias, entre outros.

Coloque sempre a sua bagagem de mão pesada debaixo do assento à sua frente.

Regras para a bagagem de mão na Europa


Desde 6 de Novembro de 2006, que nos voos com origem na UE e nas ligações de transbordo na Europa, é permitido levar apenas uma quantidade restrita de líquidos para o avião. 


Produtos líquidos e em gel como, por exemplo, artigos de tratamento e de cosmética, apenas serão admitidos na bagagem de mão, se cumprirem as seguintes normas:

  • Recipientes com líquidos e produtos similares, com uma capacidade até 100 ml (considera-se a capacidade máxima indicada no rótulo);
  • Todos os recipientes individuais têm de ser transportados num saco de plástico transparente, que se possa voltar a fechar (por exemplo, sacos com fecho de correr) com a capacidade máxima de um litro;
  • Um saco por pessoa.

No controlo de segurança, o saco tem de ser apresentado separadamente.

Medicamentos e alimentos especiais  

Os medicamentos e os alimentos especiais (por exemplo, alimentos para bebés), que forem necessários ao longo do voo, podem ser transportados fora do saco. Estes artigos têm de ser apresentados no controlo de segurança.

Não serão admitidos a bordo, artigos e sacos que não cumpram as normas. Uma norma idêntica já está em vigor desde o dia 29 de Setembro de 2006, em voos diretos ou de ligação para os E.U.A, relativos a recipientes de 90 ml (por unidade).

Duty Free


Artigos duty free, que tenham sido comprados em aeroportos de países da União Europeia ou a bordo de aviões registados na UE, podem ser levados para a cabine em sacos selados, desde que acompanhados pelo respetivo talão de compra, datado do mesmo dia (esta norma não é válida em voos codeshare). Os produtos têm de ser selados na altura da venda por um funcionário da loja.


No caso dos passageiros que compravam bebidas alcoólicas, perfumes ou outros líquidos em lojas duty free nos EUA e que, no seu voo para um dos países da UE, tinham de enviar para a bagagem de porão os sacos com as suas compras feitas nas lojas duty free, a EU alterou esta regra em relação a Singapura, Malásia e Croácia. Os passageiros vindos dos EUA e do Canada também podem manter os seus sacos de compras.


No entanto, para o transporte destes sacos na cabine, os artigos duty free têm de estar selados, num saco transparente especial e vedante, e o voo de ligação tem de ter como destino um país da UE.


Antes da viagem, consulte o portal do aeroporto da sua partida para se informar dos regulamentos de bagagem de mão. Podem aplicar-se normas específicas no que respeita ao transporte, na bagagem de mão, de líquidos ou produtos em gel, comprados nas lojas Duty Free, conforme o destino. Por favor, informe-se sobre essas normas diretamente nas lojas.

 

Transporte de aparelhos electrónicos na bagagem de mão


Se desejar transportar na sua bagagem de mão um leitor de MP-3, um leitor de CD, um computador portátil ou um telemóvel, aplicar-se-ão as regras e procedimentos de segurança em vigor no seu local de partida.


Alguns aparelhos electrónicos não poderão ser utilizados, durante o voo, uma vez que podem interferir com os sistemas electrónicos do avião. Os telemóveis deverão permanecer desligados durante o voo.


Acessórios autorizados na cabine


Breve lista dos objetos que poderá transportar consigo na cabine:

  • Um volume pessoal de bagagem de mão, como por exemplo, uma carteira de senhora, uma mala de computador portátil ou uma mala a tiracolo, com o tamanho máximo de 30 x 40 x 10 cm.
  • Uma alcofa, uma cadeirinha de bebé ou um carrinho desdobrável de criança. Se necessário, estes objetos serão transportados no porão, se o espaço de arrumação na cabina não for suficiente.
  • Canadianas ou outros utensílios ortopédicos, dos quais esteja dependente.

Acessórios não autorizados na cabine


Não é permitido o transporte de objetos na sua bagagem de mão, que possam causar ferimentos:

  • Armas e objetos que possam ser utilizados como tal
  • Armas de brinquedo ou imitação
  • Objectos pontiagudos e afiados (por exemplo: tesouras, canivetes de bolso)
  • Armas de arremesso (por exemplo: bastões de basebol)
  • Quaisquer outros artigos considerados perigosos

Controle de segurança da sua bagagem de mão


A sua bagagem de mão terá de ser sujeita a controlos de segurança, antes do embarque. Caso se recorra à utilização de raios-x, estes não deverão causar danos no seu material de fotográfico (até 1.000 ASA/31 DIN).


Recuse sempre o transporte de objetos, cujo conteúdo desconhece (envelopes, embrulhos, etc.), a favor a estranhos. Na eventualidade de tal lhe ser solicitado, contacte imediatamente a policia, a alfândega ou o pessoal local.

 

Não pode levar consigo os seguintes produtos


Por razões de segurança, as leis de todos os países proíbem o transporte dos seguintes produtos, tanto na bagagem de mão como na bagagem de porão:

  • Malas com alarmes incluídos
  • Explosivos, fogo de artifício e foguetes
  • Latas pressurizadas, contendo gases irritativos, sprays de autodefesa, gás para campismo
  • Latas com líquido inflamáveis, como combustível para isqueiros, tinta, verniz e diluentes
  • Produtos facilmente inflamáveis, como fósforos
  • Substâncias que emitam gases inflamáveis, quando em contacto com água
  • Substâncias oxidantes como lixívia em pó e peróxidos
  • Substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas, como mercúrio, bactérias e culturas de vírus
  • Materiais e produtos radioativos
  • Substâncias corrosivas como ácidos, alcalis e baterias de células húmidas
  • Materiais fortemente magnéticos
  • Equipamentos operados a gasolina e ferramentas, que tenham quantidades mínimas de gasolina (por exemplo, para efeitos de testes)

Isqueiros


É proibido levar:

  • Qualquer isqueiro na bagagem de porão
  • Isqueiros com gasolina
  • Isqueiros com combustível não-absorvido
  • Isqueiros e acendedores de charutos "Blue flame"
  • Combustível para isqueiros
  • Recargas de combustível

Munições


Existe regulamentação especial para o transporte de munições. Informe-se junto da agência de viagens.


Perda de Bagagem


Se à chegada, notar a falta de uma ou mais peças da sua bagagem, por favor informe imediatamente a companhia aérea no aeroporto, de modo a que seja preenchido um relatório oficial. Ser-lhe-á então entregue uma confirmação escrita com um número de referência. Deve guardar este documento pois será necessário para acionar o seguro de viagem.


Bagagem danificada


Declaração de bagagem danificada no aeroporto 

Se uma ou mais peças da sua bagagem estiverem danificadas à chegada, informe imediatamente o balcão da companhia aérea, de modo a que possa ser preenchido um relatório oficial. Ser-lhe-á então entregue uma confirmação escrita com um número de referência. Deve guardar este documento, pois será necessário para acionar o seguro de viagem.


Declaração subsequente de bagagem danificada 

Se só notar mais tarde, em casa ou no hotel, que a sua bagagem está danificada, pode fazer a declaração dentro do período legal, até sete dias após o voo. Terá de apresentar uma prova que a bagagem foi danificada, enquanto esteve ao cuidado da companhia aérea correspondente. Após o envio da sua declaração completa de bagagem danificada, ser-lhe-á enviada uma confirmação escrita com o número de referência, por parte da companhia aérea.